RADIO WEB RODRIGUES

A MELHOR WEB RADIO DA INTERNET

Entenda o que é e para que serve o Enem

12 MAR 2016
12 de Março de 2016

Exame Nacional do Ensino Médio é obrigatório em diversos vestibulares e pode ajudar em outros. Prova de 2010 ainda não está marcada.

O que é o Enem?
O Exame Nacional do
 Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. 

A nota do
 Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas doProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSiSU (Sistema de Seleção Unificada).

- Entenda o ProUni passo a passo

- Entenda o SiSU passo a passo

Devo fazer Enem para passar no vestibular?
Confira como a
 faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibularpelo Enem (como as participantes do SiSU) você precisa fazer oEnem obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bosas do ProUni, o Enem também é obrigatório.

Além disso, há instituições (como a
 Universidade Estácio de Sá) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou oEnem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo Enem (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota do exame como bônus na nota final do vestibular (como foi a USP até o vestibular 2009).

Como posso me inscrever?
Todas as informações sobre inscrição no exame devem aparecer no site do órgão responsável por ele, o
 Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), na época adequada. 

Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?
Alguns
 vestibulares permitem ao candidato informar seu desempenho em mais de uma edição do Enem e costumam usar a pontuação que mais acrescenta na nota final do candidato. Exemplo desse tipo de uso da nota foi a Fuvest de 2008.

Qual a relação do Enem com o ProUni?
Só pode se candidatar ao
 ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.

Mas não basta fazer o
 Enem para se candidatar a uma bolsa doProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar aoProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico – em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Qual a relação do Enem com o SiSU?
Para se candidatar aos cursos que aderiram ao
 SiSU, o candidato precisa ter feito Enem. Quem acessou o site do SiSU em 2009 para se inscrever em algum curso teve, antes de mais nada, que informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. O SiSUseleciona os candidatos com base nas notas do Enem.

Quando acontece o Enem 2010?
As datas do
 Enem 2010 ainda não foram divulgadas pelo Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelo exame.

Enem 2010 será diferente do 2009?
A assessoria de imprensa do
 Inep informou que ainda não há definições quanto a mudanças no formato do Enem e no uso de suas notas.

Haverá duas edições do Enem em 2010?
No final de 2009 houve discussões sobre a possibilidade da realização de dois
 Enems em 2010. Mas o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não confirma que será assim.

 

Voltar

A melhor web radio da internet