Menu

Alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais de Barreiras participam da Olimpíada Brasileira de Matemática 2018

31 OUT 2018
31 de Outubro de 2018
Alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A ampliação do público da competição, que antes era do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, deu oportunidade de 700 alunos da rede municipal de ensino de Barreiras, a participarem das provas que aconteceram nessa manhã de terça-feira (30), em cinco escolas municipais.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é considerada a maior competição científica do país e pretende estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e promover a inclusão social. Em Barreiras, com 20 questões objetivas, as provas foram aplicadas nas escolas municipais Alcivandro Luz I e II, do Parque, Professora Cleonice Lopes e Santa Luzia no povoado de Rio de Pedras.

A secretária de educação Cátia Alencar explicou que foram selecionados 700 alunos dos 4º e 5º anos, e que toda equipe pedagógica está acompanhando o processo de logística de aplicação de provas e as correções.

“A Olimpíada de Matemática é uma ferramenta de estímulo do ensino aprendizagem, e agora nos 4º e 5º anos oportuniza nossos alunos a manterem esse contato com a matemática. Participar da Obmep Nível A é estimulante para todos, e nossa equipe está acompanhando todo o processo desde a impressão das provas, aplicação e após a conclusão, também faremos a correção. Sentimos o entusiasmo dos alunos participantes, e nossa expectativa é alcançar bons resultados na competição”, disse a secretária. 

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos dos 4º e 5º anos do Fundamental. As questões estimularam o raciocínio lógico e a criatividade, marcas tradicionais da OBMEP. Na Escola Municipal do Parque, o aluno Maicon Rocha, do 5º ano demonstrou expectativas com a realização prova. “Tô muito feliz de participar da Olimpíada de Matemática, porque aprendemos mais ainda com essas oportunidades, e eu percebi que tinha várias perguntas do dia a dia, com medidas, operações matemáticas que aprendemos em sala de aula. Acredito que vou tirar uma nota boa, e quem sabe me classificar”, disse animado.

As provas corrigidas serão registradas até o dia 16 de novembro na plataforma virtual da Obmep, e o resultado deverá ser divulgado até dezembro.
Voltar